
Tipuana
A Tipuana é uma iniciativa que promove o encantamento pela natureza através do brincar livre e oficinas de agricultura sintrópica para criar solos sadios e hortas sustentáveis


Sobre​
​
A Tipuana desperta o encantamento e a reconexão com a natureza por meio de oficinas práticas e lúdicas. O projeto utiliza a exploração e o brincar de elementos da natureza para promover o desenvolvimento integral das crianças, estimulando a criatividade e o respeito ao meio ambiente.
Além da exploração da natureza em espaços públicos vegetados, a Tipuana atua na transformação de espaços através de conceitos de agricultura sintrópica, permacultura e biodinâmica. A iniciativa envolve a comunidade escolar em oficinas de preparo do solo e o plantio planejado de alimentos, plantas medicinais e árvores nativas.
Porque a DIRCE Promove o Coletiva
A Dirce promove esta iniciativa pois ela conscientiza e reambienta espaços públicos, por meio de atividades colaborativas que são intrinsicamente de educação ambiental. Essas atividades são também alinhadas com a abordagem de aprendizagem criativa com a qual trabalhamos.
Saiba Mais
Oficinas da Tipuana
​
- Encantamentos - Por duas horas, ocorre a reconexão de crianças entre 5 e 10 anos com o meio ambiente por meio do brincar. A atividade inicia-se com uma roda de conversa e uma caminhada exploratória para coleta de elementos naturais, para estimular a imaginação. Sob mediação sutil de educadores, a oficina busca o desenvolvimento integral — físico, motor e cognitivo — e o respeito à natureza.
- Plantio em Vasos - Tem duração de três horas e é aberta a todas as idades. A atividade foca no ensino de conceitos de agricultura sintrópica e na análise dos tipos de solo. Durante o encontro, os participantes aprendem a compor a terra ideal para diferentes recipientes, considerando a insolação e as espécies escolhidas. Além disso, ensina-se a manejar o microambiente do vaso e a coletar matéria orgânica nos arredores para criar uma cobertura vegetal protetora.
​
- Regeneração ambiental - é voltada para pessoas à partir dos 12 anos, focando na transformação prática do terreno através de princípios da agricultura sintrópica, biodinâmica e permacultura. O processo ocorre ao longo de 7 encontros de 3 horas e passa pelo diagnóstico do solo. mapeamento de matéria orgânica, adaptação do espaço, aração, construção de canteiros e plantio de alimentos, ervas medicinais e árvores nativas.
​
